aves05aves05

 

baixapombalina - blog sobre as polí­ticas de intervenção na Baixa Pombalina

 

Click for Lisboa, Portugal Forecast

 

 

Banca de Jornais veja aqui as edições de hoje

 

quarta-feira, agosto 31, 2005

 

| Os sinais de abandono do espaço público e a nova gestão da qualidade urbana |



"Importa reflectir sobre os sistemas que devem ser implantados para conseguir gerir a cidade, mantendo padrões elevados de qualidade do espaço e de qualidade de vida para os moradores e para os visitantes.
São preocupações actuais o ruído, o vandalismo, os sem-abrigo, o tráfico e consumo de drogas, a limpeza das ruas, a conservação do mobiliário urbano e dos pavimentos, os excessos da vida noturna, os grafitis, os abusos de trânsito e estacionamento, a presença de "arrumadores" e os roubos.
O que a situação exige é uma nova atitude face à gestão da cidade, e meios organizacionais mais eficazes.
A questão dos gestores de espaço urbano ganha assim uma importância crucial para o sucesso das operações de reabilitação urbana.
Não basta recuperar o pavimento da rua, com todas as suas infraestruturas. É preciso que ele se mantenha em bom estado de conservação de forma continuada por muito tempo, reagindo com prontidão a qualquer avaria causada por acidente, por vandalismo ou por qualquer outra causa. Para isso é necessária uma equipa de intervenção rápida dotada dos meios mais modernos para repor qualquer dano.
Se a intervenção não for pronta, o mais provável é instalar-se a habituação, que leva ao desprezo pela recuperação e ao alastramento do dano.
Um buraco num pavimento, que pode ser reparado pela reposição de uma pedra em 24 horas, exigirá uma extensa intervenção se esta ocorrer uma semana depois!
A presença de lixo abandonado num local durante dois dias, convida à instalação de uma lixeira selvagem, de dimensões incontroláveis e reincidente.
Se um vidro é quebrado e não é imediatamente reposto, vai constituir um convite para que partam os restantes.
Se uma parede é coberta de grafitis, e não é prontamente repintada, vai transmitir uma imagem de abandono e permissividade que induz a prática, mais intensa ainda, desse género de vandalismo.
A qualidade de vida dos moradores e dos visitantes não é compatival com a persistencia de sinais de abandono deste tipo.
O espaço público tem sido olhado como um complemento da habitação, do comércio, dos serviços. Deveria ser olhado de outra forma como integrando, com a mesma dignidade do construido, o nosso espaço de vida quotidiano.
Como há serviços de limpeza, manutenção e segurança no shopping, no banco, na empresa... deverá haver também na cidade uma rede de serviços e uma organização de trabalho que permita corrigir com rapidez qualquer disfunção.
Claro que nas nossas cidades há serviços de limpeza, polícia de segurança pública e equipas de manutenção dos arruamentos e das infraestruturas, mas o que se passa é que a sua óptica não é integrada, e a sua perspectiva de qualidade do espaço urbano não está aferida por um objectivo/padrão comum."
[Rui Ramos Loza, Arq.]

Comments:
À parte o exagero, natural entre nós, da observação omnipresente de que não existe nada aqui do que existe nos outros locais, concordo com o que é dito.... mas:
- As obras de conservação estão, regra geral, acometidas ás Juntas de Freguesia que, sem quaisquer transferências, nada podem fazer;
- Se algo chega dos cofres do município, os montantes são tão irrisórios que as empreitadas para serem mais baratas e suportáveis por empresas que vivem em função do lucro, legitimamente, têm que cortar em algum lado...
- Se, por outro lado, o respeito e a fiscalização das questões de trânsito e estacionamento existissem, uma boa parte dos problemas não existiriam...
- Neste momento, a verdade, a infeliz verdade, é que os munícipes sofrem, em todos os aspectos da gestão municipal, das consequências das obras faraónicas no Marquês...
- Esta administração reconduzida, ou outra que venha a ser eleita, mais tarde ou mais cedo terá que honestamente, mais cedo do que pensa, virar o forro dos bolsos publicamente e mostrar a todos o que (não) existe...
É aqui que residem boa parte dos problemas...
 
Cool blog, interesting information... Keep it UP Buying neurontin without a prescription Olympus digital camera price Coloured contact free lens sample Teens hardcore free movies
 
Enjoyed a lot! » »
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?