aves05aves05

 

baixapombalina - blog sobre as polí­ticas de intervenção na Baixa Pombalina

 

Click for Lisboa, Portugal Forecast

 

 

Banca de Jornais veja aqui as edições de hoje

 

sábado, junho 05, 2004

 

A gaivota alça vôo mais uma vez no “Grande Cais donde partimos em Navios-Nações” [Fernando Pessoa]


                              
                                  

Cais das Colunas - [foto de Helena Matos-1000imagens.com]


quinta-feira, junho 03, 2004

 

"O toque da água [do Tejo] fazia-se nas pedras de Lisboa e os barcos ganhavam estatuto de objectos urbanos".



As relações da cidade com o rio já tiveram melhores dias… lá vai o tempo onde "o toque da água [do Tejo] fazia-se nas pedras de Lisboa e onde os barcos ganhavam estatuto de objectos urbanos".


Imagem


 


O Cais do Terreiro do Paço - um dos "edifícios-muralha" saídos das águas. Segundo António Guedes Pereira, Secretário de Estado da Marinha e Ultramar 1742: "...um cais de cantaria... com a largura necessária para a comodidade do tráfego e para servir juntamente uma parte d'ele de passeio público..."


Nessa altura, eram muitos os edifícios que emergiam do rio e nele mergulhavam os seus alicerces." - da Torre de Belém aos Torreões do Paço da Ribeira, da nova Alfândega que Damião de Goes em 1554 descreve como "...uma mole imensa de pedra, escorada com grandes traves muito juntas espetadas a maço no mar" à Madre de Deus,aos conventos do Beato e de S. Francisco na zona oriental de Lisboa, "todos com acesso fluvial".
O terramoto e o desfazer do império puseram fim a esta relação de amor - Tejo/Lisboa, como se se tivessem cumprido os fatídicos avisos do Velho do Restelo camoniano.
Foi para pôr fim às "sucessivas interiorizações" da cidade nestes últimos dois séculos e meio que,Francisco da Silva Dias, escreveu um notável artigo no extinto Boletim Lisboa Urbanismo, da CML. Nele, apresenta algumas utopias para a renovação da zona ribeirinha de Lisboa, aliás no seguimento de um concurso de ideias promovido pela Associação dos Arquitectos Portugueses, em 1988. Talvez, estas propostas contribuam para Lisboa não se afastar mais do rio [agora] através duma fuga para o céu, lá para os lados de Alcântara!…


Imagem


"Evoca-se aqui outra forma para a utopia:

Uma grande plataforma, à cota 14.00 que teria acessos na antiga fábrica de gás, ladeada por edifícios, interiorizada, venceria as vias que separam a cidade do rio, alheada de todas e com o único objectivo de ser vivida e enquadrar o Tejo e a outra banda até que se lançaria em escadaria nas águas do Tejo.

Albergariam os edifícios, nunca mais altos do que três pisos, formando uma espécie de terreiro artificial com serviços, habitação, comércio.

Teria possivelmente cómodas arcadas.

Mergulhariam os edifícios no Tejo, em poderosos volumes à ilharga dos quais haveria uma sala de espectáculos que faria renascer a malfadada Ópera".
[ Francisco da Silva Dias]


Imagem


Desenhos de Francisco da Silva Dias

This page is powered by Blogger. Isn't yours?