aves05aves05

 

baixapombalina - blog sobre as polí­ticas de intervenção na Baixa Pombalina

 

Click for Lisboa, Portugal Forecast

 

 

Banca de Jornais veja aqui as edições de hoje

 

quarta-feira, abril 07, 2004

 

Termas Augustais no subsolo da Baixa

Römische Galerien Lissabon

Muito provavelmente serão as estruturas do criptopórtico que sustentava o fórum da cidade e que teriam sido utilizadas como armazéns ou conservas de peixe.
O acesso, devido à acumulação de água no interior das galerias, é autorizado ao público apenas em determinados períodos do ano, e é feito através de um alçapão localizado na Rua da Conceição [por cima passa a linha do célebre eléctrico 28] .


 

RAUL MESNIER E O SEU ELEVADOR DE SANTA JUSTA [Carmo]

Nota: As torres que se vêm na imagem no topo do elevador nunca chegaram a ser construídas


Ano da Construção: 1902
Lotação: 25 passageiros
Altura da Torre 45 m
Comprimento do Passadiço: 25 m
Peso da Cabina: 5.000.

O elevador foi inaugurado a 10 de Julho de 1902, movendo-se a vapor. Em 6 de Novembro de l907 locomoveu-se por meio de motores eléctricos. É o único elevador vertical em Lisboa.

Bilhete de 20 réis., emitido pela empresa Elevador do Carmo, então proprietária deste elevador,no inicio do século XIX.

 


domingo, abril 04, 2004

 

Sem plano de reabilitação, o PDM para a Baixa Pombalina é “uma cana de pesca mas não garante que o peixe caia no prato”


Regulamento do PDM de Lisboa
(DR 1ª Série B, nº 226, de 29 de Setembro de 1994)

SUBSECÇÃO II
Da área histórica da Baixa

Artigo 38.°
Usos
Na área histórica da Baixa a distribuição de usos, em relação à superfície total de pavimento, efectua-se de acordo com as seguintes percentagens:
Superfície total de pavimento máxima de uso terciário - 80 %;
Superfície total de pavimento mínima de uso habitacional - 20 %.
Artigo 39.°
Plano ou regulamento municipal
A área histórica da Baixa deve ser objecto de plano de pormenor ou de regulamento municipal que tenha por fim a preservação e revitalização do conjunto arquitectónico e urbanístico e, nomeadamente:
a) Preservar os edifícios de traça e construção setecentista, bem como os de especial interesse arquitectónico ou urbanístico, e definir as regras e condições a que devem obedecer as intervenções sobre o edificado e o espaço público;
b) Definir as condições específicas de integração de usos de comércio, de serviços, habitacionais e de indústria compatível, tendo em atenção o disposto na legislação aplicável e as características dos edifícios;
c) Definir as condições e regras para a identificação, protecção e integração dos valores históricos e arqueológicos de especial interesse;
d) Definir os condicionamentos à construção de caves e alteração do subsolo;
e) Definir disposições especiais relativas à envolvente dos edifícios e aos equipamentos complementares, tendo em vista a conjugação da conservação do património histórico-arquitectónico com a conservação da energia e as condições de conforto e segurança.
Artigo 40.°
Regras supletivas
Na falta de plano de pormenor ou de regulamento municipal, o licenciamento de obras é limitado à beneficiação, restauro e conservação ou alterações pontuais que visem a reposição das características primitivas dos edifícios e que não impliquem a demolição de elementos estruturais, de fachadas, coberturas ou abertura de caves.

sexta-feira, abril 02, 2004

 

(So)s(segue)m a Baixa Pombalina … (a)final não passou de uma brincadeira do dia das mentiras!…



A final do Euro 2004 no Terreiro do Paço anunciada aqui, no dia das mentiras, serviu apenas para espicaçar as consciências adormecidas ou levianas [revitalizar a Baixa sim, mas é preferível não fazer nada a fazer mal].
Acreditem que a Baixa Pombalina está na mesma - vai sobrevivendo e mantendo o estatuto de pólo estratégico enquanto memória do poder [não do grande poder do futebol, mas do poder que dá poder].
Para os incrédulos aqui fica esta imagem tirada de um ângulo de visão mais alto:



quinta-feira, abril 01, 2004

 

FINAL DO EURO 2004 NO TERREIRO DO PAÇO!...



FINAL DO EURO 2004 NO TERREIRO DO PAÇO


Desta vez Santana Lopes não prometeu. Surpreendeu e fez!…

De facto, já tínhamos estranhado que o Presidente quisesse retirar os Ministérios do Terreiro do Paço, que publicasse o livro "Cidade Sempre em Movimento - Dois Anos com Lisboa" [repare-se que, utilizando a comum linguagem presidencial, nestes dois últimos anos a Baixa Pombalina não tem passado de candidata a candidata a Património Mundial], o Ippar tivesse deixado desaparecer o Cais das Colunas e que o Governo [em tempo de crise] tivesse duplicado os custos das obras do túnel do Metro do Terreiro do Paço; afinal, tudo isto era para revitalizar a Baixa Pombalina dotando-a de um relvado multifunções, equipado com dois túneis de acesso [daí a duplicação dos custos] e servida por dezenas de anéis de arcadas. Uma verdadeira obra de engenharia que vai servir para realizar a final do Euro 2004, em substituição da Luz que, provavelmente, será o palco da final da Taça dos Clubes Campeões Europeus.

De realçar, ainda, as óptimas condições do relvado do Terreiro do Paço a que não é alheio o bom estado dos tão discutidos níveis freáticos da Baixa e a reciclagem das "estacas" para as balizas e "bandeirinhas" dos cantos.

O plano de acessos ao novíssimo estádio é que nos merece o mais veemente protesto: não era necessário fazer uma verdadeira razia da Baixa e bairros limítrofes para resolver os problemas do trânsito.
Afinal, onde estão as tendas para os moradores?
Em 1755, o Marquês de Pombal pensou nesta situação para os sobreviventes do terramoto.
E nós, não somos os sobreviventes da Baixa [Pombalina]?!...


Terreiro do Paço  -  o relvado multifunções que será o palco da final
do EURO 2004 !...O aspecto da relva prova o bom estado dos níveis freáticos da Baixa.


 



Pormenor
da cobertura da Estação de Metro Terreiro do Paço [ topo sul e zona dos
túneis que dão acesso ao relvado]


Interior
das arcadas


O plano de acessos ao novíssimo estádio é que nos merece o mais veemente
protesto: não era necessário fazer uma verdadeira razia da Baixa e bairros limítrofes
para  resolver os problemas do trânsito!...


This page is powered by Blogger. Isn't yours?