aves05aves05

 

baixapombalina - blog sobre as polí­ticas de intervenção na Baixa Pombalina

 

Click for Lisboa, Portugal Forecast

 

 

Banca de Jornais veja aqui as edições de hoje

 

terça-feira, outubro 07, 2003

 

CINCO ANÚNCIOS NA BAIXA POMBALINA DO SÉCULO XIX

Diário de Notícias
Quinta-feira, 17.01.1873 - Lisboa
Anúncio
p.4
Instituição de registo e cota/código: Biblioteca Nacional

@b@tLeilão@t@b
EM vista da grande venda que teve logar no dia 16 do corrente, previne-se ao publico que hoje 17, até 20 inclusivè, se fara((SIC)) leilão das onze da manhã ás tres da tarde, e das seis da tarde ás dez da noite, na rua dos Douradores, 134, 1º andar, dos seguintes objectos: de dois lindos pianos orgãos, differentes bijouterias, cachimbos, bengalas, chicotes, perfumarias, botões, albuns para retratos, velocipedes para creanças, cartonagens, surpresas para mascaras, lindas violas francezas, um rico harmonium, lotos, papeleiras, estojos para barbas, espingardas para creanças, lanternas chinezas, porte-monnais, cigarreiras e uma linda barraca de lona com riscas escarlates com cama e bancos de mola, que póde servir para banhos em qualquer praia, arma e desarma com a maior velocidade e póde ser conduzida dentro de um sacco; e alem dos objectos declarados se acham outros muitos patentes no acto do leilão.


Diário de Notícias
Terça-feira, 25.03.1873 - Lisboa
Anúncio
p.4
Instituição de registo e cota/código: Biblioteca Nacional

@t@bAgua e pós dentifricos physiologicos@b@t
SÃO da maior importancia nos cuidados dos dentes, gengivas nas perturbações ou melhoras da saude da bôca, nas transformações da côr do esmalte e solidez dos dentes e nas molestias agudas ou chronicas... D. de Vitry, cirurgião-dentista de suas magestades, 292 rua do Ouro, esquina da praça de D. Pedro.

O Século
Sexta-feira, 07.11.1884 - Lisboa
Anúncio
p.4
Instituição de registo e cota/código: Biblioteca Nacional


Grande sortimento de espingardas e rewolvers Garantimos a boa qualidade. Se por qualquer motivo o comprador, feita a experiencia da arma, não ficar satisfeito, troca-se por outra. Enviamos o nosso catalogo a quem nos reclamar. Mello & Cª, rua Augusta, 223.


O Século
Terça-feira, 24.02.1885 - Lisboa
Anúncio
p.4
Instituição de registo e cota/código: Biblioteca Nacional

@t@bA MELHOR MACHINA de COSTURA@b@t
As n ovas((SIC)) machinas ultimamente expostas á venda no antigo e bem conceituado estabelecimento da rua dos Retrozeiros, 11 e 13, são as unicas que verdadeiramente não têem rival, porque não illudem o freguez, que em casa do mesmo genero de commercio compra quasi sempre gato por lebre! São as machinas mais modernas, e por consequencia as que teem todos os melhoramentos que a arte lhes foi constantemente introduzindo, executam todos o((SIC)) trabalhos de costura, com a maxima perfeição, até os mais difficeis, não são de zinco, como outras com que ahi se enganam os compradores - so de excellente ferro e çao((SIC)) - e só se encontram á venda na rua dos Retrozeiros, 11 e 13. - Para evitar as continuadas fraudes dos estabelccimentos((SIC)) que vendem machinas usadas por novas e pretenderam imitar a marca d'esta casa, todas as machinas aqui vendidas levam, a letras de oiro, e nome e morada do proprietario, que se responsabilisa por tudo quanto sae do seu estabelecimento.
@b11 e 3 Rua dos Retrozeiros, (á Magdalena), Lisboa.@b


O Século
Terça-feira, 01.04.1890 - Lisboa
Anúncio
p.4
Instituição de registo e cota/código: Biblioteca Nacional

@b@tVinho tonico e laxativo de cascara sagrada@t
DE
LIEBE@b
Chegou finalmente este vinho composto com a essencia de cascara sagrada, cujo principio amargo é perfeitamente neutralisado.
Este vinho favorece e melhora as funcções digestivas, regularisando as dejecções.
As principaes notabilidades medicas dos paizes visinhos, recommendam o uso habitual d'este vinho, a todos os individuos, cuja tonacidade estomacal e intestinal se ache enfraquecida.
@bDEPOSITO
@iRua dos Douradores, 121, 1º@i@b



 

Jornadas : A Baixa Pombalina e a sua importância para o Património Mundial

Nos dias 9 e 10 de Outubro realiza-se no Auditório do Welcome Center [Rua do Arsenal, 24] mais uma iniciativa da CML em prol da candidatura da Baixa Pombalina a Património Mundial – as JORNADAS: BAIXA POMBALINA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O PATRIMÓNIO MUNDIAL.
O Programa promete um debate sério sobre o passado, o presente e o futuro da Baixa.



Dia 9
10h00 – Abertura – Drª. Eduarda Napoleão (Vereadora da CML)

Moderadora: Drª. Paula Costa (UNESCO)

10h45 – Lisboa Pombalina – Prof. José-Augusto França (UNL)

11h30 – A Baixa Pombalina como marco na história da planificação das cidades – Prof. Sidónio Pardal (UTL)

12h00 – Debate

Moderador: Prof. Walter Rosa (Univ. Coimbra)

15h00 – A Baixa Pombalina no contexto do urbanismo português – Prof. Walter Rosa (Univ. Coimbra)

15h30 – A originalidade da gaiola pombalina antí-sísmica integrada com outras soluções inovadoras. A sua importância para a evolução tecnológica da Arquitectura – Engº. João Appleton (UTL)

16h15 – Uma experiência fundamental realizada ao longo do tempo: a Baixa no final do Antigo Regime às apropriações românticas – do Terreiro do Paço ao Chiado – Profª. Raquel Henriques da Silva (UNL)

16h45 – Debate

Dia 10

Moderador: José Sarmento de Matos (olisipógrafo)

10h00 – A Baixa Pombalina como elemento emblemático da cultura portuguesa e imagem da sua projecção internacional – Dr. Vasco Graça Moura (Parlamento Europeu)

10h30 – A Baixa Pombalina como referência da produção artística e literária e cenário de uma tradição cultural – Dr. José Monterroso Teixeira (CML)

11h15 – Um exemplo excepcional de ocupação do território e a criação de uma nova paisagem – Prof. Cláudio Torres (Univ. Évora, ICOMOS)

11h45 – Debate

Moderador: Dr. João Mascarenhas Mateus (CML)

15h00 – A Gestão integrada de um sítio já incluído na Lista do Património Mundial. O caso de Évora – Drª Manuela Oliveira (CM Évora)

15h30 – A classificação e salvaguarda da Baixa Pombalina como sítio histórico e monumental – Arq. João Manuel Ribeiro Belo Rodeia (IPPAR)

16h15 – Os objectivos do Comité do Património Mundial – Drª Benedicte Selfslagh (Secretária do Comité do Património Mundial, ex-presidente do Conselho do Comité Director do Património Cultural do Conselho da Europa)

16h45 – Debate

17h15 – Encerramento das Jornadas – Dr. Pedro Santana Lopes (Presidente da CML).


Para mais informações : Câmara Municipal de Lisboa, tel.: 21 798 89 96 / 798 93 44


sexta-feira, outubro 03, 2003

 

Guia das Ruas, Travessas, Calçadas, Praças e Largos da zona histórica: Bairro Alto, Chiado e Baixa.

Está em construção um excelente site de consulta das Ruas, Travessas, Calçadas, Praças e Largos... da zona histórica Bairro Alto, Chiado e Baixa. A informação é muito completa [ver no mapa,fotografia e vídeo].
http://www.inlisboa.com/GuiaTuristico/GuiaRuas.htm

This page is powered by Blogger. Isn't yours?