aves05aves05

 

baixapombalina - blog sobre as polí­ticas de intervenção na Baixa Pombalina

 

Click for Lisboa, Portugal Forecast

 

 

Banca de Jornais veja aqui as edições de hoje

 

quinta-feira, maio 06, 2004

 

¿Don Pedro? ¿Don Maximiliano?¿por qué no?

Estátua de D. Pedro IV, no Largo do Rossio, Lisboa - foto de Ana Ferreira, 1999


"Es probable que le resulte gracioso levantar la cabeza y ver que al emperador extraviado le chorrea el carrienillo allá en su altura. ¿Don Pedro? ¿Don Maximiliano? Que se fastidie, que sea Don Pedro, ¿por qué no? Después de todo, el país sigue igual y el Rossio hasta gana un detalle más con que entretenernos."[ Fragmento de "Lisboa, Diario de a bordo" de Cardoso Pires. Traducción de Xavier Rodríguez Baixeras. Alianza Editorial.); in DIARIO16]

segunda-feira, maio 03, 2004

 

"Olho o Tejo, e de tal arte | Que me esquece olhar olhando [...]" - Fernando Pessoa



 

"Vulnerabilidade Sísmica de Estruturas Antigas de Alvenaria - Aplicação a um Edifício Pombalino", estudo da Eng.ª Maria Rafaela Cardoso, do ISTE.



"Os edifícios da Baixa Pombalina de Lisboa estão preparados para os sismos mas poderiam ser mais seguros caso fossem reforçadas as ligações entre a estrutura de madeira em gaiola e as paredes exteriores, segundo uma investigação premiada pelo Governo. Com o trabalho "Vulnerabilidade Sísmica de Estruturas Antigas de Alvenaria - Aplicação a um Edifício Pombalino", a investigadora Maria Rafaela Cardoso, do Instituto Superior Técnico, venceu o prémio atribuído anualmente pelo Ministério das Obras Públicas Transportes e Habitação (MOP 2003).
Rafaela Cardoso analisou um edifício da baixa pombalina para a realização da sua tese de mestrado que consistia em verificar se "o edifício resistia muito ou pouco (à acção de um sismo) e quais os seus pontos fracos". As conclusões da tese foram que a estrutura de gaiola pombalina é muito eficiente no que toca à sua capacidade anti-sísmica mas, em caso de terramoto, as paredes exteriores "poderão cair" por falta de ligação consistente às estruturas de madeira, disse à agência Lusa Rafaela Cardoso.
"É preciso reforçar as ligações das estruturas de madeira de gaiola à das paredes exteriores de alvenaria. Porque a gaiola é boa, se as ligações estiverem bem", explicou a assistente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do IST. "Pensamos que se houver um sismo, os edifícios que mantêm a sua estrutura inicial intacta aguentam o impacto", afirmou a especialista, que desconfia que a maioria dos edifícios já sofreu intervenções.
"Não há nenhum levantamento estatístico, mas na zona da Baixa há muitos estabelecimentos que abriram lojas nos pisos térreos e muitos andares que devem ter mandado paredes abaixo para instalar escritórios. Pela ocupação actual, tudo leva a crer que mexeram na estrutura inicial", afirmou a especialista. Para os edifícios que mantêm intacta a estrutura de gaiola, Rafaela Cardoso recomenda obras de reforço, que "não são muito caras" e podem ser feita sem que as pessoas saiam de casa. A investigadora recebe segunda-feira das mãos do ministro Carmona Rodrigues o Prémio MOP 2003."
[Público, 01.Maio.2004]

This page is powered by Blogger. Isn't yours?