aves05aves05

 

baixapombalina - blog sobre as polí­ticas de intervenção na Baixa Pombalina

 

Click for Lisboa, Portugal Forecast

 

 

Banca de Jornais veja aqui as edições de hoje

 

quarta-feira, janeiro 07, 2004

 

A BAIXA - "Livro de Bordo / Vozes, olhares, memorações " [7]


A BIBLIOTECA REAL

Paco Ribeira


O torreão poente do Paço
da Ribeira, num painel de azulejo do séc. XVII.

A Biblioteca Real, constituída por 70 000
volumes,  ocupava o segundo piso.

A destruição do Paço Real em 1755.
 O maremoto e o incêndio que se seguiu pouco permitiu salvar dos escombroso espólio da riquÌssima Biblioteca Real muito enriquedida por D. João IV e D. João V.
 Gravura de Etienne Le Charpentier [act.1705-1764], Paris, rua de Saint-Jacques.

 


"A Biblioteca da Ajuda teve origem no século XV, como Biblioteca Real, e esteve instalada a partir do século XVI (?) no torreão poente do Paço da Ribeira. Foi substancialmente enriquecida por D. João V, mas perdeu a maior parte do seu riquíssimo espólio no terramoto de 1755, após o que se procedeu à sua reinstalação em casas anexas ao Paço de madeira (Real barraca), na Ajuda. Em 1811, na sequência das invasões francesas, foi transferida para o Rio de Janeiro, aí dando origem à actual Biblioteca Nacional. Em 1821 foi recuperada parte da sua colecção de manuscritos, à qual se incorporaram mais tarde as livrarias da Companhia de Jesus (São Roque e Colégio de Santo Antão), Congregação do Oratório e Palácio das Necessidades. Encontra-se localizada em ala própria do Palácio da Ajuda desde 1880, quando foram pintados a fresco, por José Pereira Júnior, os tectos decorados com trompe-l'oeil que ainda se podem apreciar." [IPPAR]

 

OS LUGARES DA BAIXA [2]


"Victorino de' Sousa é hoje a única correeiria da velha Rua dos Correeiros. No interior desta loja de artigos hípicos, para que a memória não se perca, existe um pequeno espaço que reproduz a oficina onde mestre Victorino trabalhou desde 1921.


Com o advento do automóvel, a Victorino de Sousa diversificou a sua produção para além dos arreios de carro. A oferta alargou-se às selas e selins, a artigos de couro para caça e malas. Os produtos manufacturados na correeiria foram muitas vezes objecto de ofertas em nome do Estado. O Presidente Ramalho Eanes ofereceu uma sela à portuguesa ao Duque de Edimburgo e uma outra ao Presidente da Venezuela. Também o Presidente Mário Soares presenteou o Rei Hassan II de Marrocos com um arreio. Muitos dos trabalhos comercializados na loja de José de Sousa, que representa a terceira geração destes artífices ligados à equitação e à caça, permanecem artesanais, no respeito pela tradição e qualidade. A correeria Victorino de Sousa tem a insígnia Loja de Tradição.
" [Associação Turismo de Lisboa]

segunda-feira, janeiro 05, 2004

 

Abandono / Renovação - A Baixa Passado / Futuro? - imagens do trabalho notável da "LISBOA ABANDONADA"


Rua da Prata nos 45 a 51R. da Prata, 45-51©
foto de Ana Neves



fotografada em Junho 2002 por

João Gomes Mota



This page is powered by Blogger. Isn't yours?