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segunda-feira, julho 04, 2005
Plano de circulação a aprovar no novo PDM contempla estratégia de pedonização e cria condições para uma reabilitação sustentada da Baixa
Estes gráficos foram construídos a partir de uma investigação realizada há quase dez anos pelo Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, no âmbito do projecto “SUTRA”; hoje os níveis de poluição da Baixa decorrentes da sua condição de zona de atravessamento e de maior volume de trânsito, são concerteza muito mais elevados.
Como se pode reabilitar uma zona histórica sem melhorar a qualidade do ar, reduzindo as emissões de partículas, gases e aerossóis poluentes?
O novo plano de circulação a aprovar nas alterações ao PDM irá, pensamos, restituir a Baixa às pessoas e ao rio, reabilitar a sua identidade histórico-cultural há muito destruída com a abertura da Ribeira das Naus e o desaparecimento da doca-seca do Arsenal da Marinha. De acordo com essas alterações haverá, numa primeira fase, a pedonização da Praça do Comércio e o desejado acesso pedonal ao Cais das Colunas, depois de terminadas as Obras do Metropolitano; numa segunda fase, a Praça dos Restauradores irá transformar-se numa zona rotatória de descarga e recolha de passageiros.
Estão assim criadas as bases para uma reabilitação sustentada da Baixa.