aves05aves05

 

baixapombalina - blog sobre as polí­ticas de intervenção na Baixa Pombalina

 

Click for Lisboa, Portugal Forecast

 

 

Banca de Jornais veja aqui as edições de hoje

 

domingo, dezembro 05, 2004

 

|Possessio maris| Fernando Pessoa, SEGUNDA PARTE / MAR PORTUGUÊS



Foi-se a última nau, ao sol azíago
Erma, e entre choros de ânsia e de presago
Mistério.
Não voltou mais. A que ilha indescoberta
Aportou? Voltará da sorte incerta
Que teve?
Deus guarda o corpo e a forma do futuro |…|

 

Alfredo Keil (1850-1907)
O Aterro em 1881; No Cais do Tejo, 1881, óleo sobre madeira, 92 x 154 cm. Museu do Chiado, Lisboa

 

Avaliação do caudal de águas residuais e pluviais na Baixa (cruzamento da Rua do Ouro com o Rossio, Praça da Figueira, Rua da Vitória e Rua Augusta)



A CML está a proceder à avaliação do caudal de águas residuais e pluviais que passam nos colectores onde os medidores foram colocados (cruzamento da Rua do Ouro com o Rossio, Praça da Figueira, Rua da Vitória e Rua Augusta).
Esta avaliação tem por objectivo a elaboração do primeiro Plano de Drenagem para a cidade, que a autarquia pretende lançar ainda este ano; desta forma as intervenções na rede de saneamento deixam de ser realizadas "de uma forma casuística e reactiva" e passem a ser "planeadas e sustentadas. O equipamento consiste “num sensor de nível de água (Datalogger Compact Gealog), Armário Ambiental, sistema de transmissão de dados via GSM e uma unidade de alimentação”.
No próximo dia 6 o Presidente Carmona Rodrigues vai divulgar “em tempo real” e "em forma numérica e gráfica" os primeiros resultados deste projecto de monitorização dos esgotos e das águas pluviais na Baixa Pombalina.

 




 

|250 Anos em Imagens para reabilitar a memória da Baixa são insuficientes se não forem acompanhadas de um plano estratégico que garanta o seu futuro|

 


Até ao dia 25 de Fevereiro de 2005 encontra-se nos Paços do Concelho uma exposição de 143 fotografias e 23 gravuras e pinturas originais que nos fazem revisitar momentos e memórias que marcaram a história da cidade e do país nos últimos 250 anos, como o terramoto, a reconstrução pombalina, os cortejos de coroação, casamentos reais, funerais, paradas militares, desembarques e embarques, o regicídio de D. Carlos I, visitas de aparato, a proclamação da República, a revolução do 25 de Abril,os incêndios do Chiado e dos Paços do Concelho, a Expo'98 e o Euro 2004, desfiles e manifestações.
Esta iniciativa insere-se na apresentação da candidatura da Baixa a Património Mundial; esperamos que o comissário da exposição, também assessor do Gabinete de Licenciamento e Reabilitação Urbana da CML, não esqueça que estes eventos de “reabilitação da memória da Baixa Pombalina” não passam de meros eventos conjunturais se não forem acompanhados de um plano estratégico de reabilitação urbana que garanta o seu futuro.

 



sábado, dezembro 04, 2004

 

| As cegadas da Praça da Figueira |

 


«Ao oriente do Rocio acha-se o mercado denominado praça da Figueira, onde, na véspera de certos dias de festa, abrem-se os lugares de venda e durante a noite inteira ao clarão de muitas lanternas e lampiões, e por entre as mercadorias e os compradores, aparecem bandos grotescamente vestidos e têm lugar danças nacionais».[Príncipe Lichnowsky em 1842]
«Há um período de festas populares em que o alfacinha não sai de Lisboa, e em que cai em Lisboa um poder do mundo dos saloios. É no mês de Junho, quando se festeja Santo António, São João e São Pedro. São verdadeiras romagens das aldeias e casais da cercania ao coração da cidade, prazo-dado, sem ajuste nem convite, de todos os guitarreiros e cantadores do termo. As noites da Praça da Figueira e suas imediações têm nessa ocasião um cunho lisboeta e provinciano que se não confunde, na contagiosa alegria dos descantes, das guitarras, dos balões de cores, das gaitas e assobios de barro, dos pregões de frutas, manjericos e cravos, todo aquele ir e vir de grupos que a folia impele, sem nexo e sem sentido, formigueiro humano, onda de povoléu»[Alfredo Mesquita - Praça da Figueira, séc. XIX]

This page is powered by Blogger. Isn't yours?