aves05aves05

 

baixapombalina - blog sobre as polí­ticas de intervenção na Baixa Pombalina

 

Click for Lisboa, Portugal Forecast

 

 

Banca de Jornais veja aqui as edições de hoje

 

domingo, maio 08, 2005

 

Baixa Pombalina "uma das obras maiores da cultura nacional" - José-Augusto França [I]

Foi a 12 de Maio de 1758 que D. José I mandou publicar o Alvará que anunciava a autorização oficial para o início dos trabalhos da reconstrução da cidade de Lisboa, de acordo com a Planta n.º 5 da autoria do Capitão Eugénio dos Santos e Carvalho por ser a "mais judiciosa e inovadora".
Estabelece-se assim um novo ordenamento para a Baixa, completado em 1775 com a criação de uma terceira praça - a Praça da Figueira, no local que pertencia ao desaparecido Hospital de Todos-os-Santos.
Os edifícios da antiga Baixa foram "abrasados e demolidos" para darem lugar a "ruas com a rectidão e largura competentes à comodidade dos seus habitantes, e ao serviço dos que por ela passam".
O Plano aprovado dava à maioria dos quarteirões um alinhamento Norte-Sul [ou seja, a orientação "usual" dos abalos sísmicos] para em caso de sismo ficarem apenas expostas as fachadas mais curtas.

Image hosted by Photobucket.com


Outro aspecto que marcou a reedificação foi o facto da nova cidade assentar sobre uma plataforma mais elevada construída pelo entulho das demolições; assim, deixava de haver o perigo das inundações provocadas pela subida das marés e conquistava-se ao rio quase metade do antigo Terreiro do Paço.


Image hosted by Photobucket.com



Desenhos [Mascarenhas, J. - Sistemas de construção; V - O Edifício de Rendimento da Baixa Pombalina, Livros Horizonte, Lisboa, 2004.]

Comments:
Tenho uma dúvida: como conjugar a afirmação de que metade da área da Praça do Comércio foi conquistada ao rio aquando da reconstrução pombalina com o facto de que o denominado Torreão Terzi já existir antes do terramoto?
 
Pedro, coloquei num novo post uma Planta da Baixa de Lisboa antes do terramoto de 1755 e o projecto dos novos arruamentos [Eugénio Santos, 1760?]; talvez fique aqui mais visível a área que se conquistou ao rio na Praça do Comércio e a distância entre os dois cais.
Um abraço,
Ant. Manuel
 
penso que este site deveria ter um pouco mais de informação, exprimentem pesquisar noutros sites!!:/
 
olá eu gosto muir
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?