aves05aves05

 

baixapombalina - blog sobre as polí­ticas de intervenção na Baixa Pombalina

 

Click for Lisboa, Portugal Forecast

 

 

Banca de Jornais veja aqui as edições de hoje

 

quinta-feira, janeiro 13, 2005

 

| Túnel do Rossio em exposição |

 


A Refer acaba de colocar no Átrio da Estação do Rossio uma Exposição que, para além de disponibilizar elementos técnicos e informativos sobre o Túnel do Rossio, irá permitir acompanhar o faseamento dos diferentes trabalhos a executar no processo global de consolidação reforço e reabilitação do mesmo.

 


Como se sabe a interdição do túnel ao tráfego normal de comboios de passageiros foi decidida em 22/10/2004, decisão que na altura não ofereceu qualquer contestação.

 


Segundo o comunicado da Refer, para a reabertura do túnel considera-se indispensável proceder a um reforço estrutural em certas zonas. É possível desde já apontar quatro delas, consideradas críticas:
. A zona mais próxima do emboquilhamento junto à Estação do Rossio, a zona ao km 0.900, a zona junto ao cruzamento com o túnel do Metro Marquês de Pombal/Rato e a zona ao km 2.020 [também conhecida por PK 2.020, considerada a mais crítica e apresentando uma extensão de 30m e que a qualquer momento poderia entrar em colapso!].
Nesta exposição podem ser vistos a planta de implantação do túnel do Rossio, a cronologia das principais intervenções no âmbito da conservação e manutenção do mesmo, imagens tridimensionais das zonas críticas do túnel, nomeadamente da PK 2.020, extractos do relatório do LNEC e do Grupo de de Acompanhamento [Parecer 1] e características do túnel do Rossio em números.

 



Comments:
caro bloger
Como sempre sou uma leitora assidua do seu Blog, muito interessante o seu artigo sobre o tunel do Rossio , em breve irei aLisboa e irei visitar a exposicao de que fala no seu artigo. Ate breve AD
 
Tenho que ir ver essa exposição. Um abraço! Luis Villas
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?