aves05aves05

 

baixapombalina - blog sobre as polí­ticas de intervenção na Baixa Pombalina

 

Click for Lisboa, Portugal Forecast

 

 

Banca de Jornais veja aqui as edições de hoje

 

quarta-feira, dezembro 22, 2004

 

|O Arquivo Municipal de Lisboa vai assinalar em 2005 os 250 anos do terramoto de 1755|

 


O Arquivo Municipal de Lisboa informa no seu site que vai assinalar em 2005 os 250 anos do terramoto de 1755 com a publicação de três obras fundamentais para o estudo da reconstrução pombalina de Lisboa; são elas:
- o Portugal Aflito e Conturbado pelo Terramoto de 1755: Edição fac-similada de um códice pertencente ao Arquivo Histórico Municipal, sobre o Terramoto de 1755 ["Este códice é um manuscrito que trata do Portugal aflito e conturbado pelo Terramoto de 1755 e descreve o projecto urbanístico para recuperação da cidade, a baixa pombalina, a agitação social face aos cataclismos naturais, descrevendo as zonas mais afectadas. Códice que acentua o carácter religioso do terramoto: o castigo dos ímpios; Serão publicados dois livros sendo o primeiro o fac-símile do códice e o segundo composto pela investigação (uma análise no âmbito da história económica, institucional, política, religiosa e cultural) e estudo codicológico, do teor diplomático e transcrição paleográfica"], a Relação das Propriedades de casas que nesta cidade de Lisboa, se têm edificado e reedificado desde o ano de 1755 até ao presente 1766 ["Concepção e execução de um DVD interactivo para apresentação de conteúdos em formato digital, inspirado no documento manuscrito na posse do Arquivo Municipal de Lisboa. Será apresentada uma evolução dos locais referenciados até aos dias de hoje, de uma forma tridimensional. Publicação em formato digital. Esquema de navegação diagramático: percursos a partir de zonas identificadas no manuscrito. Ligação a conteúdos temáticos: biografia de proprietários, arquitectos, história do urbanismo, fontes e bibliografia, cronologia e elaboração de estudo codicológico"] e a Reedição do Cartulário Pombalino ["Um dos mais importantes conjuntos da cartografia da cidade de Lisboa, integrado no espólio do Arquivo Municipal de Lisboa e um dos núcleos documentais mais requisitado pelo seu valor histórico e cientifico. A esta publicação será acrescida uma relação dos topónimos antigos à localização actual da reconstrução"].


Comments:
Exmo senhor bloger
Continuo muito interessada nos seus artigos sobre a Baixa Pombalina.Aproveito para o encorajar e desejar-lhe um Bom Natal, até breve.
AD
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?