aves05aves05

 

baixapombalina - blog sobre as polí­ticas de intervenção na Baixa Pombalina

 

Click for Lisboa, Portugal Forecast

 

 

Banca de Jornais veja aqui as edições de hoje

 

segunda-feira, dezembro 13, 2004

 

Instituto de Meteorologia regista sismo com magnitude 5,4 na escala de Richter com epicentro num dos locais propostos para o Terramoto de 1755

 



Os vários locais propostos para o epicentro do Terramoto de 1755:

 


“A localização da fonte sísmica de 1755 não é bem conhecida, tendo diferentes autores proposto focos sísmicos separados por várias centenas de quilómetros.
Após a ocorrência do sismo de 1969 no Banco de Gorringe, a SW de Portugal Continental, esta passou a ser a localização melhor aceite para o evento de 1755.
Contudo, a comparação das isossistas para estes dois eventos mostra que esta hipótese não explica completamente as observações. As intensidades reportadas em Lisboa e cidades vizinhas são muito altas (MMI IX-X, segundo Moreira, 1984), apesar da distância considerável ao Banco de Gorringe.
A investigação levada a cabo pela equipa do projecto levou a uma nova interpretação para as intensidades muito altas registadas na região do Vale do Tejo durante o Terramoto de 1755.
Vilanova e Fonseca (submetido) propôem que estas se devem à ocorrência, alguns minutos depois do sismo no mar, de um sismo local induzido na zona do Vale do Tejo (M6.5 a M7).” [http://einstein.fisica.ist.utl.pt/~sismo/Portugues/Tagusnet/sismo_1755.htm]

Comments:
Caro Bloger
Muito bom o seu artigo sobre o tremor de terra de ontem; O Senhor esta sempre dentro da actualidade e o su Blog e deveras interessante. Os meus parabens.
Anabela Duflot
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?