aves05aves05

 

baixapombalina - blog sobre as polí­ticas de intervenção na Baixa Pombalina

 

Click for Lisboa, Portugal Forecast

 

 

Banca de Jornais veja aqui as edições de hoje

 

sexta-feira, agosto 20, 2004

 

Circular das Colinas - um projecto estrutural para a Baixa



Enquanto a candidatura da Baixa a Património Mundial se encontra naquela fase do "não aquece nem arrefece" [não se sabendo se pende mais para o aquecimento inicial se para o arrefecimento final ] a CML avança com outro projecto para a Baixa Pombalina e, tal como o primeiro, é tão consensual que Vasco Franco da oposição disse "como teria sido bom que isto tivesse sido feito quando se lançou o túnel do Marquês". Estamos a falar da Circular das Colinas - um projecto que pretende acabar com a função de distribuição de tráfego que a Baixa apresenta hoje relativamente à circulação de automóveis [segundo o estudo feito pelo autor do projecto - o Professor José Manuel Viegas, do IST, "70 por cento dos veículos que circulam na lateral Nascente do Terreiro do Paço e na Rua da Prata nas horas de ponta de manhã e 47 por cento daqueles que descem a Rua do Ouro e a lateral Poente nas horas de ponta da tarde se dirigirem a zonas exteriores à Baixa, sendo por isso simples tráfego de atravessamento"].
Este projecto consiste na construção de uma nova circular, a terceira, que conjuntamente com a Segunda Circular e a "incompleta" Primeira Circular das avenidas de Ceuta, Gulbenkian, Berna, João XXI e Afonso Costa irá retirar a passagem de cerca de 16 mil veículos diários pela Rua do Ouro e Terreiro do Paço.
Estariam, assim, criadas as condições para tornar a Baixa numa zona entregue aos peões. Se isto não acontecer, dificilmente se poderá conjugar a sua reabilitação com a manutenção do seu papel de centro de distribuição do trânsito. Uma Baixa de atravessamento é incompatível com qualquer plano de reabilitação que se faça - seja para fixar residentes, seja para revitalizar o comércio ou seja para fazer a sua recuperação arquitectónica.
Aguardemos os passos que se seguem. Até lá, registem-se os estranhos "silêncios" que o Planeta Reboque notou nesta acalmia de Agosto; é que nem blogs postam, nem jornais escrevem sobre o assunto. A própria CML que tanto publicita as suas obras, nem um cartaz colocou. Se calhar foi por falta de espaço na Praça do Comércio que mais parece uma casa em mudanças!...




Comments:
Faço parte dos alegres 13%!! Fico sempre presa entre Santa Apolónia e a Baixa. Ah, e parabéns, é um blog excelente!

Urze
http://floristacarvera.blogspot.com/
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?