aves05aves05

 

baixapombalina - blog sobre as polí­ticas de intervenção na Baixa Pombalina

 

Click for Lisboa, Portugal Forecast

 

 

Banca de Jornais veja aqui as edições de hoje

 

quarta-feira, julho 21, 2004

 

Reflexos do modelo pombalino e da Regeneração na ocupação funcional da Baixa do século XIX.


O modelo pombalino da reconstrução pombalina da Baixa tornou todos os edifí­cios iguais e não permitiu a colocação de pedras de armas; tal facto, fez com que a aristocracia procurasse outros locais para construção dos seus palácios, nos quais afirmasse plenamente a situação social. O local mais pretendido foram "as Terras de Jesus, aquilo que hoje constitui a Lapa".
No século XIX , com a Regeneração e o Fontismo, a Baixa passou a receber "uma quantidade significativa de escritórios de companhias, de agências de toda a espécie de representações, de advogados, de solicitadores, etc. Estes escritórios vão ocupar aquelas que eram as melhores casas, ou seja as que se localizavam nos primeiros e segundos andares dos edifícios­. Os andares superiores continuam ocupados com uma população cujo ní­vel social desce à medida que se sobe cada andar.
A saí­da dos habitantes mais ricos vai libertando muitos espaços ao ní­vel do R/c, onde se localizavam as cocheiras, cavalariças e dormitórios dos moços de estrebaria. Estes espaços vão aumentar significativamente a área ocupada por estabelecimentos comerciais o que equilibra e moderniza a Baixa."[ José de Melo Carvalheira, in Boletim Lisboa Urbanismo - Ano 1999]

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?