aves05aves05

 

baixapombalina - blog sobre as polí­ticas de intervenção na Baixa Pombalina

 

Click for Lisboa, Portugal Forecast

 

 

Banca de Jornais veja aqui as edições de hoje

 

terça-feira, maio 18, 2004

 

Candidatura da Baixa Pombalina a património mundial da humanidade deverá ser entregue na quarta-feira da próxima semana


"A candidatura da Baixa Pombalina a património mundial da humanidade deverá ser entregue na quarta-feira da próxima semana, depois de ser apreciada pelo executivo da Câmara Municipal de Lisboa (CML). O dossiê de inscrição foi ontem assinado pelo presidente daCML, Santana Lopes, e deverá ser remetido à Comissão Nacional da Unesco logo que seja aprovado pela autarquia. Contudo, a classificação já não poderá ocorrer em 2005, como foi inicialmente programado, para coincidir com os 250 anos do terramoto de 1755.
Segundo o coordenador técnico da candidatura, João Mascarenhas Mateus, o texto de inscrição está inscrito em inglês, uma das duas línguas exigidas pela Unesco, e defende que a Baixa de Lisboa observa a totalidade dos seis critérios definidos para a classificação. Embora reconheça que se trata de um objectivo ambicioso - só é necessário que o bem a classificar respeite um dos seis critérios, além do da autenticidade e integridade, que é obrigatório -, a CML quer ficar na história. "São poucos os sítios no Mundo que observam os seis critérios", disse, acreditando que "pela sua riqueza patrimonial e pelo seu significado", a Baixa se inclui em todos os parâmetros.
Além de defender a observância dos critérios exigidos, o dossiê de candidatura inclui estudos relativamente à recuperação e manutenção do edificado. João Mascarenhas refuta as críticas dos que dizem ser "prematuro" avançar com uma candidatura, alegando que "qualquer sítio classificado constitui um desafio de salvaguarda". O dossiê definitivo fica pronto no início de 2005."
[JN, 18 Maio]

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?