aves05aves05

 

baixapombalina - blog sobre as polí­ticas de intervenção na Baixa Pombalina

 

Click for Lisboa, Portugal Forecast

 

 

Banca de Jornais veja aqui as edições de hoje

 

sexta-feira, janeiro 30, 2004

 

ÁGUA MEDICINAL NO TERREIRO DO PAÇO



Na descrição que fazia do Rossio do século XIX, Eça dizia que "sob as árvores [desta Praça], a cada canto se apregoava água fresca do Arsenal".
A "baixapombalina" investigou e conseguiu saber que a referida água é a água medicinal do Arsenal da Marinha, descoberta em 1829, quando se abriram os alicerces para a construção do terceiro arco da ala ocidental do Terreiro do Paço; trata-se de uma água com um pronunciado cheiro sulfídrico. Este cheiro especial levou o povo à convicção de que a água era medicinal e logo ali ocorreram vários doentes, verificando melhoras em reumatismos e doenças de pele. Mais tarde viu-se que a mesma água também brota dentro do recinto do Arsenal da Marinha e ali principiou a ser empregada num improvisado balneário de madeira.
Em 1924 foi descoberta outra nascente de água semelhante, na ala oriental do mesmo Terreiro do Paço, por debaixo da Direcção Geral de Minas, perto da Bolsa.
Mais um caso a complicar a já polémica transferência dos Ministérios do Terreiro do Paço. O Ministério das Finanças talvez não queira ficar sem este recurso para equilibrar as receitas do Estado...


Terreiro do Paço [Ministerio das Finanças] - Pormenor das
fontes no Pátio Principal



Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?