aves05aves05

 

baixapombalina - blog sobre as polí­ticas de intervenção na Baixa Pombalina

 

Click for Lisboa, Portugal Forecast

 

 

Banca de Jornais veja aqui as edições de hoje

 

terça-feira, novembro 11, 2003

 

Os leitores conhecem melhor?


Conforme baixapombalina já referiu, em 1755 não houve um mas dois sismos - o primeiro cujo epicentro parece ter sido no Banco de Gorringe, a sudoeste do cabo de São Vicente e a 350 quilómetros de Lisboa, e o segundo, induzido pelo primeiro, aconteceu na Falha do Vale Inferior do Tejo. Esta é a conclusão a que chegaram Susana Vilanova e Ana Catarina Nunes num trabalho de Doutoramento do IST dirigido pelo sismólogo João Fonseca e publicado na revista norte-americana "Bulletin of the Seismological Society of America"
Estão desta forma explicadas algumas contradições dos resultados do inquérito [nomeadamente referentes à duração dos abalos sísmicos] que o Marquês de Pombal ordenou após o terramoto e que foi primeiro inquérito com bases científicas da sismografia moderna.
Face a esta hipótese explicativa, será altamente improvável que tais circunstâncias venham conjuntamente a ocorrer. Lisboa, nomeadamente a Baixa Pombalina, certamente já não será mais uma vez palco do maior sismo da História.
Assim, a Baixa continua protegida pela engenharia anti-sísmica da gaiola pombalina.


Os leitores conhecem melhor?

Desenho da
Gaiola Pombalina e
Imagens termográficas da
estrutura das paredes em frontal [OZ]



Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?