aves05aves05

 

baixapombalina - blog sobre as polí­ticas de intervenção na Baixa Pombalina

 

Click for Lisboa, Portugal Forecast

 

 

Banca de Jornais veja aqui as edições de hoje

 

sábado, novembro 22, 2003

 

Fidelissimo Regi nostro Josepho Primo, Felice, Invicto, Pio, Augusto in sua auspicatissime equestris statuae


Quando a estátua foi posta no pedestal, o seu glorioso escultor [Joaquim Machado de Castro] não assistiu à cerimónia por ter sido expulso do local por um tenente da guarda.

O Terreiro do Paço é, no dizer de alguns, a “mais imponente praça pública da Europa” ; os ingleses conhecem-na por “Black Horse Square” [Praça do Cavalo Negro].
A meio da praça, que era "arborizada por amoreiras da China e ornada de bancos duma grande sobriedade de desenho, do risco do arquitecto José Luís Monteiro, e de elegantes candeeiros que parece terem sido feitos para a Praça da Concórdia em Paris, ergue-se a mais bela estátua de Lisboa e de toda a Europa, a estátua equestre de D. José, a primeira que em bronze se fundiu em Portugal. É devida ao cinzel do grande escultor Joaquim Machado de Castro, tendo sido dirigida a obra de fundição pelo tenente-general de engenharia Bartolomeu da Costa.
A estátua foi fundida no Arsenal do Exército, de um só jacto, em 15 de Outubro de 1774. No dia 22 de Maio do ano seguinte começou a sua transferência para o Terreiro do Paço, no que se levou três dias e meio consecutivos, com grande cerimonial, sendo o carro puxado por mais de mil pessoas, entre as quais as de maior representação na cidade. No dia 2 foi posta no pedestal, não tendo o seu glorioso escultor assistido à operação por ter sido expulso do local por um tenente da guarda. Finalmente, a 6 de Junho foi a sua inauguração oficial, celebrando-se uma festa estrondosa, que ficou célebre nos anais."
A estátua pesa 29 371 quilos e tem 6,93 m de altura. Foram empregados na fundição 38 564 quilos de bronze, que se derreteram em 28 horas, enchendo-se a forma em 8 minutos.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?