aves05aves05

 

baixapombalina - blog sobre as polí­ticas de intervenção na Baixa Pombalina

 

Click for Lisboa, Portugal Forecast

 

 

Banca de Jornais veja aqui as edições de hoje

 

sábado, novembro 15, 2003

 

Estações da Baixa [2] - a Estação de Metro do Rossio


"Durante os trabalhos de construção desta estação foram trazidos à luz do dia achados arqueológicos de grande interesse para o património cultural da cidade. Vestígios da cidade romana, da cidade moura e também dos edifícios pertencentes ao Hospital de Todos-os-Santos, mandado construir por D. João II, que ruiram com o terramoto de 1755. Todo este conjunto arqueológico foi devidamente estudado pelos Serviços Culturais da Câmara Municipal de Lisboa, estando os achados arqueológicos expostos no Museu da Cidade. Uma importante página da História de Lisboa veio assim à luz do dia graças à construção do Metropolitano de Lisboa".[ http://www.metrolisboa.pt/artemetro.htm]

Painel

Pormenor do estudo para reprodução em azulejos desenvolvidos em frisos, pela intervenção plástica da autoria de Helena Almeida.

“Helena Almeida, pintora de cariz abstractizante, concebeu para esta estação um friso em tons de azul com alguns apontamentos a amarelo, que percorrem as paredes ao longo das escadas de acesso à estação e restante átrio. O friso reentrante tem dupla moldura ao nível da parede e é composto por módulos de doze azulejos, apresentando cada um deles posturas corporais de figuras femininas em andamento, numa sucessão que produz uma sugestão de movimento acompanhando o percurso do passageiro.”
[http://www.metrolisboa.pt/artemetro.htm]

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?