aves05aves05

 

baixapombalina - blog sobre as polí­ticas de intervenção na Baixa Pombalina

 

Click for Lisboa, Portugal Forecast

 

 

Banca de Jornais veja aqui as edições de hoje

 

quinta-feira, novembro 13, 2003

 

… e se a Baixa fosse navegável? …




A baixapombalina descobriu, na edição online do já extinto Boletim Lisboa Urbanismo [n.º 14 ,Ano 2000] , algumas ideias futuristas para a Baixa. UTOPIAS - mas vale a pena sonhar Lisboa com o coração na Baixa…

“... uma parte pedonal sobreposta à linha do comboio que se tenta esconder dentro de um tubo; um monorail que facilita a deslocação pelas colinas.”

“E se a isso se puder juntar o prazer das vistas, como acontece no atravessamento do Tejo na ponte 25 de Abril - melhor ainda. O monorail panorâmico criaria ainda, uma nova escala na cidade, olhando-a de um ponto elevado em vez de se esconder à imagem do Metro, fazendo das viagens uma experiência agradável o tempo todo.”

“... nas ruas abrir canais de forma que toda a Baixa fosse “navegável” e assim só seria possível transitar de barco ...”

“... estender a grande praça para o rio de forma a propor um final para aquele grande eixo que atravessa o arco da Vitória e ao mesmo tempo aproximar a cidade do rio e da outra margem, recuperar o sentido do passeio e recordar que anteriormente tudo era praia.”
“Proposta de intervenção na união do rio com a cidade (...) na qual o rio deveria voltar a entrar na cidade e a cidade, por sua vez, e em memória a alguns eixos marcantes, penetrar no rio...”

“... um tubo de comunicações horizontais estabelece a comunicação das MEGAESTRUTURAS com a cidade de Lisboa através da Colina do Castelo.

“... um determinado número de plataformas flutuantes que avançam e mergulham no rio e contentores de inconstante localização. Toda esta estrutura tem um carácter efémero que varia conforme o movimento da água, de pessoas, o encher e esvaziar da maré...”

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?