aves05aves05

 

baixapombalina - blog sobre as polí­ticas de intervenção na Baixa Pombalina

 

Click for Lisboa, Portugal Forecast

 

 

Banca de Jornais veja aqui as edições de hoje

 

segunda-feira, novembro 03, 2003

 

A "baixapombalina" agradece e retribui as palavras simpáticas do mail que recebeu



Caro "Baixa Pombalina",

Antes de mais, gostaria de lhe dirigir os meus sinceros parabéns pelo trabalho de divulgação histórica, arqueológica e cultural da Baixa Pombalina.

Foi uma alegre surpresa deparar-me com este "blog" de conteúdo cultural tão eficaz. É que ainda fazem falta muitos mais!

A propósito do tema da construção pombalina em "gaiola", recordo-me de ter lido há meses algo sobre o assunto. Se me permite a ousadia, submeto-lhe aqui uma parte dos apontamentos que elaborei para as minhas próprias investigações históricas (relacionadas mais com a História marítima), assim como a indicação das fontes em que me baseei. Note-se que o Eng.º Cóias e Silva tem investigado e publicado extensivamente sobre este assunto fascinante.

"O conhecimento técnico acerca das “gaiolas pombalinas”, fundações das casas construídas após o terremoto de 1755 destinadas a garantir a sua segurança anti-sísmica, terá sobrevivido até à década de 30 do século XX. Este conjunto de regras técnicas de construção anti-sísmica, hoje reconhecidas como pioneiras na Europa, permanecem, porém, desconhecidas."
Cf. José-Augusto França, Lisboa Pombalina e o Iluminismo (Lisboa, 1987), cit. in Vítor Cóias e Silva, “Um Novo Modelo (e uma Nova Visão) do Edificado Pombalino”, in Monumentos, Lisboa, n.º 6 (Março 1997), pp. 80-85, a p. 81.
O autor (Cóias e Silva) inclui exemplos de visualização e modelização das estruturas em AutoCAD, segundo “caracterização geométrica” obtida por processos não-destrutivos.

Longa vida ao "Baixa Pombalina" e seu autor.

Saudações marítimas,

http://maritimo.blogspot.com



Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?