aves05aves05

 

baixapombalina - blog sobre as polí­ticas de intervenção na Baixa Pombalina

 

Click for Lisboa, Portugal Forecast

 

 

Banca de Jornais veja aqui as edições de hoje

 

sábado, novembro 08, 2003

 

A BAIXA - "Livro de Bordo / Vozes olhares, memorações " [1]



"Que fazemos nós, Lisboa, os dois aqui na terra em que nascemos e eu nasci" perguntava Alexandre O'Neill, de ombro na ombreira a olhar o imperador Maximiliano do México que está na estátua do Rossio a fingir que é o Dom Pedro IV de Portugal.”

"A última Vista da Cidade será uma cortina de gaivotas enfurecidas a levantarem-se entre mim e o Tejo. Na altura estarei, ou ainda estou, sentado num café-snack do Terreiro do Paço junto ao cais dos cacilheiros, com uma larga vidraça a separar-me do rio. Café Atinel, que nome mais estúpido. Olho as mesas vazias e pergunto-me por que razão é que um sítio assim, tão privilegiado, consegue estar desconhecido. Por mim não quero outra coisa: barcos que chegam, barcos que partem, gente de entrar e sair a servir-se ao balcão, e eu sentado em cima do Tejo." (p.113)


José Cardoso Pires, LISBOA - Livro de Bordo / Vozes olhares, memorações , Pub. D. Quixote/EXPO 98, 1997

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?