aves05aves05

 

baixapombalina - blog sobre as polí­ticas de intervenção na Baixa Pombalina

 

Click for Lisboa, Portugal Forecast

 

 

Banca de Jornais veja aqui as edições de hoje

 

quarta-feira, outubro 22, 2003

 

SHOWINDOWS - HOJE, NA BIENAL DE LISBOA

22.10.2003 - Quarta-feira
Baixa de Lisboa
10:00 - 19:00



INTERVENÇÕES DE ARTISTAS E COMISSÁRIOS EM MONTRAS DA BAIXA DE LISBOA


“Ao levar as propostas de seis artistas portugueses e três designers franceses para o interior de montras e espaços comerciais, o evento Showindows concretiza uma das intervenções da Bienal de Lisboa que mais foge aos contextos tradicionais da exibição cultural e que mais se imiscui no contexto do espaço público do consumo.
É seguramente aquela proposta que vai mais longe no que toca à interacção com o olhar público e, mais especificamente, com o olhar consumista.

As montras são um dos mais eficazes interfaces da lógica de consumo e a zona onde se realiza o primeiro contacto entre quem vende e quem compra. Funcionam como um território de sedução ficcionado onde a imagem, a estética e a surpresa se conjugam na disputa da atenção, um dos bens socialmente mais cobiçados nas sociedades contemporâneas. São janelas onde se olha para dentro e não para fora, onde se convida a entrar e não a sair, onde a lógica do consumo se constrói e desconstrói numa paisagem artificial tendencialmente dominada pelas linguagens do marketing e da publicidade.
Levar até esse universo as gramáticas da arte e do design através de projectos específicos que questionam a banalidade e, mesmo, a violência do ritmo consumista actual, convidam o consumidor habitual a uma reflexão invulgar.

Pensados em função da identidade e carácter de cada sítio e entidade, os diferentes projectos dos artistas e designers convidados tecem comentários irónicos ou interagem criticamente com os conteúdos que as montras originalmente oferecem para consumo.
Porque as circunstâncias assim o ditam, raramente estas instalações assumirão o carácter de obras de arte autónomas que falam só sobre o artista ou sobre os próprios mecanismos de legitimação artística. É o próprio consumo da arte que se têm que relocalizar quando invade os micro-territórios do comércio puro e duro.
Colher o transeunte de surpresa para o fazer reflectir, durante um momento que seja, sobre os mecanismos e as expectativas do consumo - dos bens transaccionáveis, como da arte efémera - é o desafio que Showindows se propõe realizar.” [do Programa]





New Page 1











Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?