aves05aves05

 

baixapombalina - blog sobre as polí­ticas de intervenção na Baixa Pombalina

 

Click for Lisboa, Portugal Forecast

 

 

Banca de Jornais veja aqui as edições de hoje

 

domingo, outubro 12, 2003

 

NA BAIXA ESTÁ A ACONTECER ... BIENAL DE LISBOA







New Page 1



New Page 1




Bienal de Lisboa

Para além do consumo

17 de Setembro a 02 de Novembro




 


 














New Page 1










PARA ALÉM DO CONSUMO

"Que ideias e criações reflectem hoje as aspirações e necessidades dos consumidores?
Entendemos de facto as experiências que perfazem o consumo e o uso do design, do cinema, da música, da comida ou da arquitectura?
Reflectimos sobre as possibilidades e problemas que estas experiências nos colocam?
Como ir mais longe com a ideia de consumo?
Até que ponto é que designers e criativos integram estas questões na sua prática?
E os utilizadores? Que consciência têm destes tópicos?

A ExperimentaDesign 2003 produzirá algumas respostas a estas questões através de um vasto conjunto de realizações inéditas que incluem exposições, eventos, debates e outras intervenções em Lisboa.
"A partir desta edição, e tal como oficialmente assumido pela Câmara Municipal de Lisboa e pelo Ministério da Cultura, a ExperimentaDesign é a Bienal de Lisboa. Este estatuto reconhece a relevância da experimenta na vida cultural da capital portuguesa, enquanto plataforma internacional de discussão e espaço de novos valores criativos.

Nesse sentido, a ExperimentaDesign - Bienal de Lisboa passa a incluir-se no conjunto de acontecimentos internacionais cuja dinâmica está intrinsecamente ligada cidade que os acolhe, imagem da Bienal de Veneza, Bienal de São Paulo, Documenta Kassel, do Festival de Berlim ou do Sonar de Barcelona.

A ExperimentaDesign é uma bienal portuguesa de âmbito internacional sobre design, criação artística e cultura de projecto. O seu principal objectivo passa por construir em Lisboa uma plataforma internacional de reflexão em torno de uma noção ampla de design.

A Bienal de Lisboa propõe-se também estimular a capacidade criativa, crítica e produtiva portuguesa, promover a formação de novos públicos e enriquecer a ligação entre economia e cultura.

A Bienal explora a ideia da cultura do design nas práticas criativas contemporâneas e inclui diversas áreas: ambient design, arquitectura, artes visuais, cinema, design gráfico, design industrial, design de moda, fotografia, multimédia, música, vídeo e web design.
A primeira edição da ExperimentaDesign aconteceu em 1999 e explorou as intersecções disciplinares do e no design. Em 2001, o conjunto de eventos propostos permitiu alargar as áreas disciplinares e reflectir sobre o tema Modus Operandi. A terceira edição decorre entre 17 de Setembro e 2 de Novembro de 2003 e abrange a realização de cerca de 15 eventos em Lisboa, com diferentes formatos, de conferências e projecções a exposições e intervenções urbanas."


EM DESTAQUE

13.10.2003 Segunda-Feira
Segunda-feira, dia 13, é o dia de projecções contínuas da dupla nova-iorquina KnoWear, na sequência da conferência apresentada na quinta-feira anterior. Inspirados pela forma como o design influencia a cultura, trabalharam para marcas como a Chanel, Nike ou Mastercard.... A partir das 19:00.



14.10.2003 Terça-Feira
As projecções de terça-feira, dia 14, são dedicadas ao Futuro Uso da Arquitectura, pela mão da dupla Diller+Scofidio. Os arquitectos Elizabeth Diller e Ricardo Scofidio, recentemente expostos no MOMA, têm trabalhado com diferentes media usando paisagens urbanas e artes visuais para desvendar normais sociais que operam de forma invisível, comandando e definindo as relações quotidianas.


15.10.2003 Quarta-Feira
Na quarta-feira, dia 15, o serão no Lounging Space está por conta do RESFEST, o famoso festival itinerante de cinema digital de São Francisco, que desta feita exibirá os filmes produzidos por designers gráficos e multimedia no ano de 2002. Imprescindível actualização da cultura visual contemporânea, a partir das 22:00.

in, http://www.experimentadesign.pt/exdpt/index.htm



Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?