aves05aves05

 

baixapombalina - blog sobre as polí­ticas de intervenção na Baixa Pombalina

 

Click for Lisboa, Portugal Forecast

 

 

Banca de Jornais veja aqui as edições de hoje

 

domingo, outubro 12, 2003

 

BAIXA POMBALINA - CANDIDATA A PATRIMÓNIO MUNDIAL EM 2005







New Page 1



New Page 1




Candidatura a Património Mundial em 2005


Câmara de
Lisboa quer apresentar projecto à UNESCO para 2005


 









Vereadora de Reabilitação Urbana - Eduarda Napoleão:


"Se a candidatura puder ser apresentada em 2005, altura em que faz 250 sobre o terramoto que destruiu Lisboa [em 1755], e se for concretizada em 2008, ano em que se comemoram os 250 anos do início da reconstrução da cidade, já é muito bom".

"O reconhecimento internacional de que Lisboa é única no Mundo, uma obra-prima do génio da criatividade humana e que transmite um critério urbano excepcional".

"Criámos o Gabinete da Baixa-Chiado e já se iniciou a criação do livrete do edifício que é como um Bilhete de Identidade que fica para o futuro. Tem várias tipologias como a história da arte do imóvel, a sua ocupação, as áreas, a propriedade e o património".


SIDÓNIO PARDAL [UTL]:

"O importante é equacionar o valor arquitectónico do edificado, valor esse que deve ser corroborado através de uma política de estratégia para a estabilização da Baixa. Há que ver também como é que se pode financiar isso".

"Ineditismo e singularidade desta operação urbanística".

"A sua classificação como Património Mundial será uma ajuda, se for consequente na criação e operacionalização de medidas que assegurem o restauro e a conservação pondo fim às causas da actual decadência que quase se pode observar à vista desarmada".





Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?